Como escolher o vestido perfeito para a sua formatura

Para muita gente a formatura é o momento mais esperado da faculdade. Depois de tantos anos de dedicação, você merece comemorar com seus amigos e ter uma cerimônia digna de todos os momentos que vocês viveram juntos.

Como os formandos são o foco das atenções e as fotos ficarão para sempre guardadas para a recordação, é comum o vestido ser uma grande preocupação das formandas.

Você é mais branquinha ou mais morena? Mais magrinha ou encorpada? Alta ou mais baixinha? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de decidir o que você vai usar.

Uma dica: crie um grupo com as outras formandas para vocês irem contando dos vestidos conforme vocês forem decidindo qual vão usar. Isso vai evitar que mais de uma formanda vá com a mesma cor e/ou formato de vestido.

Qual o comprimento ideal?

Isso varia muito de formatura para formatura, mas normalmente as meninas combinam um padrão para todas estarem com o mesmo comprimento de vestido.

Uma formatura de Ensino Médio normalmente pede um vestido mais curto, já que os formandos ainda são adolescentes e a festa é menos formal. Já a formatura de faculdade pede um vestido longo, uma vez que as formandas são mais velhas e a cerimônia é mais marcante.

É melhor comprar, alugar ou mandar fazer?

Essa é uma dúvida comum entre as mulheres e é a primeira coisa que você precisa decidir. Pra ajudar, nós explicaremos a seguir os prós e contras de cada escolha.

·         Aluguel

Se você quer um vestido formal e clássico, pode ser uma boa ideia alugar, já que será difícil você ter ocasião para usá-lo novamente. Mas não deixe de pesquisar. O preço de um primeiro aluguel pode ser igual ao preço de um vestido novo, nesse caso é melhor comprar um novo.

·         Compra

Ao comprar um vestido você o terá para sempre, tanto para usar em outras ocasiões, quanto para guardar de recordação e chamar de seu. Além disso, você pode experimentar vários e comprar aquele que realmente ficar perfeito no seu corpo.

Avalie se você usará o vestido outras vezes ou se ele vai ficar guardado no armário por anos. Se você optar por um vestido muito formal, talvez o preço dele saia muito caro para ser usado apenas uma vez.

Se você decidir comprar, certifique-se de que a loja não vende vestidos iguais, afinal, você não vai querer correr o risco de encontrar uma garota com o mesmo vestido que o seu.

·         Mandar fazer

Essa opção é sempre cogitada pelas formandas e realmente fica mais barato. Para isso você precisa ter uma costureira de confiança e que você saiba que costura muito bem, ok? Se você não tiver certeza do trabalho da costureira, é melhor deixar essa opção de lado e pagar um pouco mais pela certeza de ter um vestido perfeito.

Caso você opte por mandar fazer seu vestido dos sonhos, procure referências na internet, tipos de tecido e converse muito com a costureira. Tenha na cabeça exatamente como você quer o vestido e tente passá-lo para o papel ou procure um foto do modelo e mostre para a costureira.

Como escolher a cor?

Essa é uma parte importante da escolha do vestido, afinal, um vestido da cor errada pode ofuscar sua beleza no dia da sua formatura.

O melhor é escolher a cor baseada no seu tom de pele, assim, a cor do vestido vai valorizar seu tom de pele e o seu tom de pele valorizará o seu vestido.

Pele amarelada

A pele amarelada varia entre o pêssego e o marrom, as cores que combinam com esse tom de pele são as mais frias ou em tons pastel, como verde, o azul e a mostarda. As moças orientais ficam ótimas usando azul, violeta e verde.

Pele rosada

A pele rosada deve ser harmonizada com o rosa, o violeta, o bege, o azul e o caramelo. Essas cores em tons pastel e suaves ficam muito bonitas. Se você é loira, aposte no coral, no rosa, no azul-turquesa e no vermelho.

Pele oliva

Essa pele é mais esverdeada, ela não tem tons rosados. Esse tom de pele pede cores frias e escuras, com tons fortes. O rosa e o vermelho são ótimos para diminuir a palidez.

Pele morena

A pele morena combina com praticamente todas as cores. O laranja, o azul, o amarelo, o verde e os tons pastéis são boas pedidas. Os tons mais escuros e o preto carregam o visual, mas podem ser usados já que a formatura é um evento noturno.

Pele negra

Se você é negra aposte em cores que contrastam com o seu tom de pele, como o branco, o bege e tons pastéis. O azul, o amarelo e o vermelho também combinam bem.

Qual formato fica melhor pra mim?

Cada pessoa tem um formato de corpo. Primeiro você precisa descobrir qual é o seu e depois vamos mostrar qual tipo de vestido fica melhor para cada tipo de corpo.

Em qual desses exemplos você se encaixa?

Descobriu seu tipo de corpo? Agora vamos entender qual o vestido ideal para você!

Retangular

Esse formato de corpo tem poucas curvas, por isso, se você tem um corpo retangular, aposto em vestidos ajustados ao corpo e com a cintura marcada.

Ampulheta

Quem tem corpo no formato de ampulheta tem a parte de cima e a de baixo do corpo bem equilibrados. Como esse formato de corpo já tem muitas curvas, não é indicado usar vestidos muito colados pois pode ficar vulgar. Valorize suas curvas, mas não mostre mais do que o necessário.

Triângulo Invertido

Nesse caso, os ombros são mais largos que os quadris, por isso, valorize a parte de baixo do corpo para tirar a atenção da região do busto e dos ombros. Vestido rodados, evasê e godê são boas pedidas. Evite os decotes muito grandes.

Pera

As moças com o corpo no formato pera tem quadris mais largos e muitas curvas. Nesse caso, é interessante usar vestidos que valorizem a parte de cima do corpo, como modelos mais justos em cima e soltinhos embaixo.

Maçã

Os corpos em formato de maçã são pesados no centro e tem pernas mais finas e bumbum mais achatado. Para esse tipo de corpo, tire a atenção da barriga e valorize o busto usando decote “V” ou tomara-que-caia, por exemplo. Evite cortes caídos nos ombros e decotes muito altos.

Gostou das nossas dicas? O Olympo gostaria de ver você brilhando na sua noite especial! Que tal ter uma formatura dos deuses no nosso espaço? Confira os nossos preços e tenha a melhor noite da sua vida.