Saiba como escolher a roupa certa para cada etapa da sua formatura

A formatura é o momento mais esperado por qualquer estudante. É hora de comemorar tantos desafios vencidos, provas feitas e trabalhos entregues! Depois de quatro a seis anos de muito estudo, é normal querer estar muito bem vestido para aproveitar a semana dos sonhos.

Em geral, as formaturas modernas contam com cerca de quatro a cinco comemorações: a aula da saudade, a missa/culto ecumênico, o jantar dançante/coquetel, a colação de grau e tão aguardado baile.

Para cada uma dessas etapas, há um tipo de traje adequado. No entanto, o estilo e a grandiosidade do evento costuma variar de acordo com diversos fatores, como o tamanho da turma, a tradição da instituição, do curso e outros fatores.

Pensando nisso, hoje vamos ajudar você a escolher a roupa certa para cada etapa da sua formatura. Vamos lá?

Aula da saudade

A aula da saudade costuma ser a primeira das festividades da semana de formatura e, em geral, assume o formato de uma festa à fantasia.

No primeiro momento, os alunos sentam-se de frente aos professores e escutam seus conselhos, relembram os bons momentos e comemoram o fim dos dias de estudante! Em seguida, há uma balada: bebidas, comidas, DJ e fotos!

Tanto para eles quanto para elas, a dica é abusar da criatividade na escolha da fantasia! Você pode se vestir igual ao seu personagem de filme ou desenho favorito, criar uma fantasia complementar com uma amiga ou amigo, vestir-se como um objeto, inspirar-se em temas clássicos como cabaré, década de 1920, futurismo e muito mais!

Em toda cidade existem várias lojas especializadas no aluguel de fantasias! Você pode visitar uma e escolher uma fantasia pronta. Se preferir, pode comprar os adereços em um armarinho e fazer você mesmo o seu modelito.

Se, por acaso, sua aula da saudade não for uma festa à fantasia, aposte em um look balada – para as formandas, uma saia bonita e brilhante, uma blusa mais fina, uma sandália de salto médio e para os formandos, calça jeans e camisa social.

Missa ou culto ecumênico

A cerimônias religiosas pedem roupas mais discretas, sem muito brilhos ou decote, porém com um toque de sofisticação.

Para as garotas, a melhor opção é um vestido mais recatado, com o comprimento médio, acima do joelho, preferencialmente com tecidos leves. O ideal é evitar modelos muito justos e com grandes decotes. Vestidos de renda e seda, com babados ou plissados são ótimas alternativas!

Na escolha da cor, aposte em tons claros para harmonizar com a formalidade da comemoração.

Para eles, a melhor opção é uma camisa social, sapatos também no estilo social ou sapatênis, jeans ou calça social.

Pode ser que sua turma opte por fazer uma camisa do curso. Nesse caso, uma calça jeans com um salto ou um sapatênis é a escolha certa!

Jantar dançante ou coquetel

O coquetel ou jantar dançante costuma assumir o formato de uma festa menor, para convidados mais íntimos. A comemoração conta com um buffet sofisticado, decoração elegante e DJ. Portanto, nessa ocasião, é necessário vestir modelos mais refinados!

Para as moças, está permitido usar vestidos mais justos, com detalhes e bordados. O vestido pode ser longo ou curto. Mas nada de exageros! O brilho e os decotes devem ser reservados para o baile.

Os meninos devem apostar no traje esporte fino, com uso de blazer, camisa, calça e sapato social.

Colação de grau

Para a colação de grau, a dúvida sobre o que vestir é ainda maior, uma vez que na maior parte do tempo, a roupa ficará coberta pela beca. Mas é essencial estar bem vestido para receber os cumprimentos dos amigos e dos familiares após a cerimônia.

Para não atrapalhar o uso da beca, o ideal é escolher peças sem muitos babados ou adereços, que sejam leves, confortáveis e em tons escuros. A mesma dica vale para as sandálias e sapatos!

A colação de grau é um evento realizado tradicionalmente em casas de show ou grandes teatros. O conforto é essencial, mas nada de jeans! O esporte fino cai bem: calça fina, saias leves e uma bela blusa. Para eles, camisa leve ou polo e calça social.

Os formandos devem apostar na elegância e discrição, mas sem deixar de pensar em uma escolha de roupa válida para ir a um restaurante ou uma festinha depois, já que é quase tradicional que isso ocorra após essa comemoração!

O tão esperado baile

Chegou a hora do tão sonhado baile! Agora sim é hora de ousar e escolher um look deslumbrante!

Aqui, a escolha do vestido de formatura deve ser baseada nos modelos e cores de sua preferência, que fiquem elegantes de acordo com seu biotipo.

O brilho está liberado, assim como as transparências, os decotes e as fendas. Vale lembrar a regrinha básica: se a formanda optar por um vestido com fendas, deve dispensar o decote. Se o modelo escolhido tem decote, as fendas devem ser abandonadas.

O vestido deve ser longo, tanto para as formandas quanto para suas mães

Para eles, é hora de vestir o smoking ou um belo terno.

A semana da formatura será lembrada pelos formandos e familiares por toda a vida! Portanto, escolher uma bela roupa, que lhe deixe seguro(a) e com a autoestima lá em cima, é essencial para aproveitar o buffet, a música e a diversão com os convidados.

A escolha do melhor look, assim como o lugar, são essenciais para que sua festa de formatura seja memorável. Portanto, sugira ao seu fundo de formatura a escolha do Olympo. Nosso espaço é perfeito para que você tenha uma formatura digna dos deuses!