Passo-a-passo para planejar uma festa de 15 anos perfeita

A festa de 15 anos de uma garota é um dos momentos mais esperados da sua adolescência. Se a sua filha sonha com esse momento único, você precisa se preparar para não passar sufoco na hora de planejar uma festa de 15 anos para ela. O ideal é que o planejamento da festa comece a ser feito com pelo menos um ano de antecedência.

Para ajudar você nessa transição tão importante na vida da sua menina, preparamos um passo-a-passo para você planejar uma festa de 15 anos perfeita.

1º – Faça o seu orçamento e a lista de convidados

O orçamento varia de família para família. O importante aqui é especificar o máximo que você está disposta a gastar com uma festa de 15 anos.

Comece fazendo a lista de convidados pois quanto mais convidados mais cara fica a comemoração.

Ao planejar uma festa de 15 anos, seja organizado e tome as decisões com antecedência. Lembre-se que em cima da hora as coisas costumam sair mais caras.

2º – Escolha o dia e reserve o local do evento

Isso precisa ser feito com pelo menos um ano de antecedência da data da festa, pois os salões de festa costumam lotar suas agendas bem cedo.

Antes de reservar o local, visite todos os possíveis salões que acolheriam a sua festa, e reverse com antecedência para conseguir preços melhores.

Ao planejar uma festa 15 anos é importante se certificar de que o salão cabe a quantidade de pessoas que você pretende convidar e se tem um gerador de energia (você não vai querer que uma tempestade estrague a festa).

Lembre-se também de avaliar bem o calendário. Não é uma boa marcar festas em vésperas de feriados, pois as pessoas viajam.

Como a maioria dos convidados terão mais ou menos a idade da sua filha, eles ainda estarão na escola, portanto evite marcar a festa durante uma semana de provas.

3º – Defina o estilo da festa  

Sua filha é mais descolada ou mais clássica? Gosta mais de preto ou de rosa? Agora é a hora de definir o estilo da festa – isso inclui a decoração, as flores (se tiver) e os vestidos da aniversariante.

Caso o salão que você reservou tenha um responsável pela decoração, sente-se com ele e converse sobre os gostos da debutante. Se possível, leve sua filha junto para que ela própria possa escolher o que mais lhe agrada. (afinal a festa é dela, né?)

Essa também é a hora de levá-la para escolher os vestidos que ela vai usar na festa. Aqui você pode ver dicas de como escolher o vestido perfeito.

4º – Contrate o buffet

Se você contratou um salão que tem o próprio buffet, então isso provavelmente já está resolvido. Mas se não, essa é a hora de contratar o buffet certo.

Faça a degustação e escolha tudo o que vai querer que seja servido na festa. Lembre-se: os salgados e mini-refeições têm que estar quentinhos e a bebida gelada.

Normalmente as festas de 15 anos tem um bar com drinks alcoólicos e não-alcoólicos como opção à cerveja e ao refrigerante.

Algumas também apostam nos famosos cantinhos – mineiro, japonês, de crepe, brownie, etc – que costumam fazer o maior sucesso.

5º – Envie os convites

A expectativa para a festa começa no momento em que as pessoas começam a receber os convites. Para isso, quando for planejar uma festa de 15 anos, escolha um convite que siga a mesma linha estética da festa, ou seja, que esteja em sintonia com o estilo escolhido e com a decoração.

As informações devem estar claras no convite: data, horário, local e traje.

Se você for entregar convites menores individuais para liberar a entrada na festa ou pulseirinhas para controle, essa é a hora, eles devem ser entregues junto com os convites maiores.

6º – Contrate a equipe de fotografia e filmagem

Ao planejar uma festa de 15 anos é necessário contratar uma equipe para eternizar o momento.

Essa é a hora de conversar com amigos que já contrataram esse tipo de serviço para saber se eles ficaram satisfeitos ou não.

Também é importante olhar o portfólio do profissional, se você não gostar do serviço entregue depois da festa, não terá como voltar atrás.

7º – Lembre-se das lembrancinhas

Ao planejar uma festa de 15 anos, certifique-se que todos lembrarão dela depois. Para isso é sempre interessante entregar lembrancinhas aos convidados.

Nessa hora você pode abusar da criatividade, só lembre de fazer com que a lembrancinha combine com o estilo da festa.

8º – Depois de planejar uma festa de 15 anos perfeita, aproveite!

Você merece curtir a festa da sua filha tanto quanto qualquer outro convidado.

Na semana anterior, confira se tudo está exatamente como você imaginou, se tudo estiver certinho, relaxe.

Dá muito trabalhar planejar uma festa de 15 anos, mas você verá que no final vale a pena. Vá ao salão com a sua filha e olhe no espelho como vocês duas estão bonitas. E aproveite, a festa também é sua!